DEMORA PARA REGISTROS NO CARTÓRIO? SAIBA POR QUÊ!
Quem nunca perdeu a paciência no balcão de um Cartório de Registros Públicos ao receber pela 5.ª, 6.ª vez uma extensa nota de exigências com a informação de que não foi possível proceder ao registro de determinado expediente? Em que pese todo estresse, indignação e frustração causados pela burocracia e demora, acredite! Na absoluta maioria das ocasiões, a culpa não é do Cartório.
Apensar de procedimentos como retificação de registro, desmembramento, parcelamento de solo urbano (loteamento), incorporação imobiliária, unificação de matrícula, divisão e extinção de condomínios entre outros, não exigirem a intervenção obrigatória e necessária de um advogado, referidos atos são extremamente específicos e complexos, amparado em legislação bastante peculiar e singular.
A quantidade de lei esparsas causa enorme embaraço e dificuldade, até para profissionais da área do direito, quiçá de outras áreas correlatas aos negócios imobiliários tais como corretores de imóveis, engenheiros, agrimensores etc.
Para garantir a agilidade, a efetividade e a correção dos documentos levados à Registro, é imprescindível o acompanhamento de um profissional qualificado e habilitado, que poderá fazer o acompanhamento de todas as etapas e uma análise consistente, diminuindo consideravelmente, e até eliminando, as temidas notas de exigências.
Entenda: o Cartório de Registros somente efetivará o procedimento se estiver 100% de acordo com a legislação. Assim, até que tudo esteja conforme, emitirá quantas notas de exigências forem necessárias a fim de que se cumpram os requisitos legais.
Contar com um profissional qualificado reduz sobremaneira o tempo necessário para a efetivação do registro e, também, diminui consideravelmente os custos, implicando em ganhos consideráveis de tempo e recursos financeiros.